Quais as condições para um empreendedor/decisor alcançar o sucesso em Moçambique?
No caso de Moçambique, no momento em que estamos, eu recomendo que o empreendedor nacional ou estrangeiro faça em primeiro lugar um estudo de mercado, recolhendo a máxima informação possível sobre o país e a cultura de negócios local. Alternativamente, se pretende encurtar o tempo, deve encontrar um parceiro local credível, que detenha um forte conhecimento do mercado nacional e da cultura de negócios local. O conhecimento local permite ultrapassar barreiras que de outra forma seria complicado. Infelizmente a morosidade e a burocracia é ainda muito elevada no nosso mercado.
Ser sonhador, visionário, ter um dom. O sucesso depende de uma habilidade ou de uma competência?
O sucesso depende acima de tudo da vontade e carácter do indivíduo. Ser persistente, honesto e consistente. Honestidade, perseverança e trabalho árduo. Estes são princípios e valores que inclusive, defendo no meu livro escrito por André Matola que focam a minha visão empresarial. Sobre a habilidade e competência, penso que ambas devem fazer parte e complementam-se. Uma sem a outra, abre um vazio que pode tornar-se um perigo nas condições actuais de exigência dos mercados.
Qual a sua opinião sobre o negócio, os serviços e o futuro para empresas como a Print4you.
Se for a falar de empresas como a Print4you e usar a própria Print4you como modelo, penso que não há muito a dizer. É manter o mesmo caminho de liderança e inovação em que tem vindo a apostar nos seus produtos e serviços. Eu tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor a empresa pela via deste processo de rebranding efectuado há pouco, e penso que a nova imagem vem aproximar um pouco mais ao mercado moçambicano, a identidade visual, design e cores mais chamativas. Fiquei bastante impressionado com a carteira de importantes clientes e de peso que a empresa tem, e os seus serviços de excelência, de que aliás, o meu grupo empresarial (Intelec Holdings) é testemunha.
O mundo está constantemente a viver crises. Até que ponto um empreendedor/decisor é refém das condições políticas e de mercado, ou como proteger-se das crises, visto que em todos os momentos há histórias de fracasso e de sucesso ?
As condições políticas e legais são uma condicionante importante do mundo dos negócios, isso é certo. Contudo, ser refém de uma situação, só se não procurarmos caminhos para a contornar. Esta é a diferença entre os empreendedores e os não empreendedores. Os empreendedores procuram ver oportunidade nas dificuldades. Contornam as crises e geram oportunidades. As crises colocam-nos todos em dificuldades, há que se adaptar a elas, contudo, é mais importante procurar descortinar as oportunidades, porque certamente que elas existem.
Qual a sua visão de longo prazo para Moçambique (20 anos) como imagina a sociedade, o mercado ?
Eu acredito muito no futuro de Moçambique. Vejo em nós um país próspero, são, e com capacidade de ir cada vez mais longe. Mas isso só se formos capazes de ultrapassar as barreiras que nos atrasam o desenvolvimento. Falo das crises políticas, dos desentendimentos e tabus que ainda persistem entre nós. Do ponto de vista empresarial e desenvolvimento social, com os imensos recursos que temos, e outros que tem vindo a ser descobertos, vejo uma sociedade com inúmeros benefícios a serem criados para abarcar esta massa jovem criativa que o país possui. É importante que o país continue a apostar em sectores como a agricultura e modernizá-la, virando a produção para a comercialização em quantidade e qualidade exigidas. Continuar a olhar para sectores como as pescas e apostar mais no turismo. Estes sectores, aliados ao sector extractivo e oil & gás, podem trazer-nos um valor acrescentado à economia do país e garantir mais ganhos e estabilidade, emprego e segurança social para uma população jovem, ávida por obter o seu primeiro emprego formal. Não vamos abandonar sectores que muito nos apoiaram até aqui. É importante diversificar a economia. Com estas e mais condições, temos tudo para ser um mercado de excelência a nível mundial.
Fonte: Print4you
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