Teve lugar, na ultima semana, a 6ª cerimónia de graduação da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo da Universidade Eduardo Mondlane, em Chibuto, na província de Gaza, onde 125 estudantes adquiriram o nível de licenciatura, nas áreas de agronegócio, finanças e gestão comercial que receberam computadores, pelo bom desempenho apresentado durante o curso.
O evento contou com a presença do Reitor da UEM, Orlando Quilambo, a Governadora de Gaza, Stella Zeca; docentes e comunidade académica no geral.
Na sua intervenção, a Governadora de Gaza, Stella Zeca recomendou aos graduados a aplicarem os conhecimentos adquiridos na academia,no ramo do empreendedorismo, de modo a fazer face a onda de desemprego que abala o país.
“Se existir uma fila para pedir emprego, vocês devem ser os últimos na mesma, usem os conhecimentos adquiridos na academia para identificar oportunidades de negócio no mercado nacional ” recomendou a dirigente.
Na ocasião, a Sasol premiou com computadores os melhores estudantes dos cursos de Agro-negócio, Finanças e Gestão comercial. Para a empresa, esta é uma das formas de garantir oportunidades para os jovens moçambicanos, com foco no desenvolvimento da educação e das comunidades.
“Na nossa intervenção de investimento social em Moçambique, nós trabalhamos com a Universidade Eduardo Mondlane na concepção do mestrado de hidrocarbonetos, neste momento no meio de várias intervenções, fizemos este ano o apoio as cerimónias de graduação em três escolas na zona Sul do país, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, Escola Superior de Desenvolvimento Rural e desta vez a escola de Negócios e empreendedorismo de Chibuto. O principal objectivo com estas iniciativas é contribuir positivamente para o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique ” afirma Maurício Malate, representante da Sasol.
Os galardoados, por sua vez, elogiaram a iniciativa que contribuirá sobremaneira no bom desempenho das suas actividades profissionais.
“Esta oferta da Sasol chega numa boa altura, estava mesmo a precisar de um computador pois o meu já estava avariado, espero que a iniciativa continue a apoiar os estudantes ” louvou, ChangamiraSitói, uma das premiadas.
“ Essa ajuda que a Sasol me deu vai ajudar no meu ingresso no mercado, porque trata-se de um instrumento que vou usar para capitalizar o meu desempenho profissional. É um equipamento que me fez falta durante a formação e que me será útil nesta nova fase ” enaltece Alfredo Paulino outro premiado.
Importa referir que uma acção semelhante foi levada a cabo na cerimónia de graduação da Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane (ESUDER), em Vilankulo, onde para além de computadores, um estágio profissional na estrutura da Sasol, tudo em prol deste sector chave para o desenvolvimento das sociedades.
No total a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, lançou para o mercado de trabalho 125 estudantes, licenciados nas áreas de agronegócio, comércio, finanças, gestão de empresas e gestão comercial. Do número mencionado, 57 estudantes são do sexo masculino e os restantes do feminino, oriundos de diferentes quadrantes da província de Gaza e do país.
Comentários
Enviar um comentário